Os 10 templos mais antigos do mundo

image

Templo de Luxor, Egito
Construído em 1.400 a.C., era dedicado aos deuses Amon, Mut e Khonsu, com grandes estátuas dos três. Por volta do século 2 foi ocupado por romanos e abandonado gradualmente. Foi coberto pelas areias do deserto, até que, em 1881, foi redescoberto por arqueólogos.

image

Stonehenge, Inglaterra
As misteriosas pedras dispostas em círculo levantam discussões de pesquisadores até hoje. A civilização que a construiu não deixou registros escritos e é impossível saber qual era seu uso, embora muitos especialistas suponham que fosse um centro religioso. As pedras gigantes podem ter vindo de uma pedreira a cerca de 40 quilômetros de distância. A primeira data de 2.500 a.C. e a mais nova, de 1.600 a.C.

image

Göbekli Tepe, Turquia
Conhecido como o Primeiro Templo ou o Mais Antigo Templo, é um santuário construído no ponto mais alto dos montes Tauro. Foi erguido 10 mil anos a.C., antes mesmo do sedentarismo. As escavações iniciadas em 1994 revolucionaram o conhecimento sobre o período neolítico e as teorias sobre o início das civilizações. Acredita-se que o uso era religioso, porque os dois pilares de todas as estruturas encontradas estão virados para o oeste. Nas culturas do crescente fértil, isso representava o renascer.

image

Ggantija, Malta
Nomeado de “Torre dos Gigantes”, é um complexo de templos da ilha mediterrânea de Gozo. As estruturas estão entre as mais antigas do mundo, com 5.500 anos de idade. É considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Lá eram praticados cultos da fertilidade e acreditava-se na lenda de que os templos haviam sido construídos por gigantes.

image

Hipogeu de Malta
É o único templo pré-histórico subterrâneo do mundo. Os espaços foram cavados na rocha inicialmente como um santuário e, mais tarde, também como cemitério. A parte mais antiga data de 3.600 a.C. A sala mais profunda fica 10,6 metros abaixo do solo. Hoje, só é permitida a entrada de um número limitado de visitantes e a fila de espera para o ingresso pode levar entre duas e três semanas.

image

Hagar Qim e Mnajdra, Malta
Também em Malta, ficam estes dois templos construídos entre 3.600 e 3.200 a.C. O primeiro é constituído por um prédio principal e três menores. Já Mnajdra é composto por três estruturas não conectadas. Diferente da maior parte dos outros templos, eles não eram usados como túmulos, já que nenhum resquício humano foi encontrado.

image

Cnossos, Grécia
É o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze na ilha de Creta. O palácio da Civilização Minoica foi construído entre 1.700 e 1.400 a.C. e passou por diversas reformas ao longo dos anos até que fosse totalmente destruído por um incêndio. Até hoje não há consenso sobre a função do palácio: se era um prédio administrativo, religioso ou os dois. No entanto, os afrescos nas paredes de lá mostram uma sociedade que vivia com luxo.

image

Templo de Hatshepsut, Egito
A esposa real, regente e faraó do Antigo Egito viveu no começo do século 15 a.C. Sua tumba foi projetada pelo arquiteto real Senemut, com colunas. Depois, o local se transformou em santuário para o deus Amon. A estrutura é composta por três pavimentos e atinge 30 metros de altura. No passado, era cercado por jardins.

image

Templo de Amada, Egito
É o mais antigo da Nubia e foi construído pelo faraó Tutmés III, no século 15 a.C., em homenagem ao deus Amon, o principal da mitologia egípcia. Apesar do exterior ser pequeno e desgastado pelo tempo, a parte interna tem pinturas em relevo com cores vibrantes, importantes em pesquisas atuais.

image

Templo de Seti I, Egito
É a tumba do faraó Seti I, construída por seu filho Ramesses II depois de sua morte, em 1279 a.C. Ramesses I, pai de Seti I, também está lá, pois governou menos de dois anos e não teve tempo de construir seu próprio santuário. Lá foram encontrados alguns dos desenhos em relevo mais refinados do antigo Egito. Também foi escrito nas paredes uma lista cronológica com todas as dinastias de faraós que governaram o Egito, de Menés a Ramesses II.

FONTE: Google

(Bia K.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s